O que é e como funciona um Emissor de Notas Fiscais?

O que é e como funciona um Emissor de Notas Fiscais?

Você deve se lembrar que há poucos anos o que a maioria das empresas contava como mecanismo para cobrar seus serviços dos fornecedores eram blocos de notas fiscais. Eles eram gigantescos, por muitas vezes bem grossos – era possível acompanhar as vendas conforme o bloco diminuía – e você se sujava todo quando tinha que utilizar um deles.

No fim do expediente, você sabia que tinha sido um dia lucrativo conforme os riscos roxos em seu pulso.

No entanto, conforme a tecnologia foi evoluindo, novas oportunidades foram surgindo, entre elas a possibilidade de tornar tudo digital, evitando tanto o uso do álcool nos braços do funcionário de contabilidade no fim do dia, como os possíveis erros tãos comuns no cotidiano de uma empresa.

Quer saber mais sobre como um emissor de nota fiscal digital pode facilitar sua vida corporativa? A gente te conta um pouco, basta continuar a leitura desse artigo!

 

A automatização do processo

As notas fiscais eletrônicas trouxeram consigo muito mais do que o fim das manchas do papel-carbono nas roupas e demais materiais de escritório. Os softwares para emitir notas fiscais revolucionaram a contabilidade das empresas.

Uma nota fiscal é o documento que diz o tanto que você vai receber diante um serviço prestado quanto o que você vai pagar por um trabalho contratado. Ou seja, é o registro do funcionamento maior de uma organização, demonstrando o que entra para o caixa e o que sai.

Por mais que seja comum receber uma versão impressa, facilita a vida de todos os envolvidos ao contar com sistemas automatizados de emissão e recebimento.

O motivo? O que você recebe e emite de forma digital é automaticamente contabilizado em seu sistema, contendo todas as informações pertinentes e necessárias para ser computado no que entra e sai do seu caixa. Isso permite um controle maior e a possibilidade de projetar novas estratégias.

 

Como funciona um emissor de notas fiscais?

A pessoa jurídica que vai emitir uma nota fiscal deve ter em mãos, primeiramente, seu CNPJ. Ele traz as informações da empresa perante seu registro no município ou estado e carrega consigo as opções de impostos condizentes.

São fornecidas informações como prazo, descrição do serviço e forma de pagamento, sempre acertado previamente.

 

Vamos evitar prejuízos

A organização e atenção na hora de emitir notas fiscais evitam muitos prejuízos, uma vez que minimizam multas e impostos desnecessários. Mas, já é sabido que o erro é humano, portanto, vamos nos ater no que é possível ser mudado.

Cada fornecedor tem um regime diferente e, às vezes, por falta de experiência, uma informação é repassada para frente sem sua completude, por uma ou outra observação requisitada.

Com a emissão eletrônica, além de a conferência de cada sistema ser facilitada, o cancelamento ou alteração de uma nota é plausível, desde que acompanhadas com as justificativas requisitadas, ainda que sujeitos a possíveis erros.

 

Para facilitar a vida

Por isso, a cada tempo que passa, novos sistemas de emissão de notas são projetados. Eles visam, sempre, a melhoria da rotina contábil de uma corporação. Cadastrar fornecedores constantes e contar com todos os dados e histórico de serviços prestados, de forma ágil, só é possível com quem lida com esse tipo de sistema.

Precisa acessar um orçamento do ano passado? Ele está a um clique. É pego de surpreso por uma auditoria? Tudo está concentrado em um mesmo lugar para prestar as contas para a União!

 

Um benefício para você

Pensando em todas as facilidades que um sistema automatizado de primeira linha pode trazer até você, a SparkOne faz questão que você experimente, de maneira única e facilitada os serviços oferecidos, em primeira mão, por 15 dias, gratuitamente! Apenas para que você tenha o gostinho do que é ter o melhor serviço disponível e considerar adquirir todas as facilidades que podem fazer parte da sua rotina!

 

Você conhece mais alguém que pode apreciar esse serviço? Compartilhe esse artigo e deixe que ele também encontre essa alternativa para seu empreendimento!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *