7 métricas importantes que qualquer empresa precisa ficar atenta!

7 métricas importantes que qualquer empresa precisa ficar atenta!

Métricas e dados indicativos são fundamentais para que uma empresa seja bem sucedida em suas estratégias. A partir delas é possível melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar os lucros, mensurar o desempenho de campanhas, identificar oportunidades de negócio e potencializar o desenvolvimento da sua empresa.  

Elas podem ser acompanhadas através de softwares que consolidam um grande volume de dados sobre os seus negócios, de maneira automatizada, eficaz e com geração de relatórios que são relevantes para a tomada de decisão.

Além de ter resultados mais significativos, o gestor tem vantagem na economia de tempo, permitindo que a rotina diária seja voltada para a estratégia em vez de operacional.

Confira algumas das principais métricas que sua empresa deve acompanhar de perto!

 

1.Retorno sobre investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) avalia o ganho em relação ao que foi gasto, verificando se o investimento feito foi realmente positivo. Essa métrica pode ser utilizada tanto em larga escala da empresa quanto em setores específicos.

Por exemplo, em um departamento de comunicação e marketing, verificar o investimento em anúncios publicitários e qual o retorno em vendas gerado é fundamental para determinar as melhores estratégias.

2.Receita por empregado

A receita por empregado é uma métrica relacionada à produtividade dos funcionários. Para isso é feito um comparativo sobre o rendimento do colaborador, o quanto seu trabalho traz de retorno para a empresa, e o quanto é investido nele.

Esses dados são importantes para verificar se há gargalos nos departamentos, funcionários ociosos ou problemas relacionados à gestão de pessoas. Independentemente do problema, é fundamental que os gestores saibam de sua existência antes que se efetivamente gere prejuízos.

3.Custo de aquisição por cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente avalia o gasto que a empresa tem para conquistar seus clientes. A partir dele é possível identificar se o sistema utilizado é suficiente para manter a saúde financeira da organização em médio e longo prazos, ou se é necessário aumentar ou realocar algum investimento.  

4.Taxa de Retenção de Clientes

É muito mais fácil (e barato) manter um cliente do que conquistar novos. O índice de retenção mostra se a empresa é bem sucedida no quesito fidelidade e relacionamento.

Ele é importante, também, para demonstrar se a estratégia utilizada é eficaz ou se precisa de adaptação, no caso de a rejeição ser significativa. Um excelente indicador para avaliar o seu time de relacionamento com clientes e, claro, seu produto.

5. Nível de Engajamento do Cliente com seus conteúdos

Acompanhar o nível de engajamento do consumidor em suas interfaces online, como site, blog e redes sociais, permite que você verifique onde está o conteúdo de maior interesse e o que deve passar por avaliação e mudanças.

Há ferramentas que permitem acompanhar quanto tempo seus clientes permanecem em seu site, quais as páginas mais acessadas e compartilhadas, se a mesma pessoa visitou várias páginas e seu comportamento como um todo.

6. Ranking Nos Mecanismos de Buscas

É um indicador essencial para mensurar o tráfego de seu site ou blog, e mensurar também a eficiência de suas estratégias de conversão.

Todo conteúdo de seu site ou blog, deverão ser otimizados em SEO para garantir uma boa posição nas primeiras páginas dos principais mecanismos de busca. Assim, quanto maior a taxa de visitas em seu site, maior a taxa de conversão, e por consequência, maior popularidade de sua marca.

7. Receita mensal recorrente

Com o uso de um software de gestão eficiente é possível acompanhar qual a receita recorrente da empresa. O ideal é ter como base a receita mensal, mas você pode projetar anualmente, semestralmente, etc.

Essa é uma métrica que deve ser sempre acompanhada, principalmente para que os gestores saibam se a organização está estagnada, se apresenta crescimento ou se esse é um período complicado que requer medidas mais energéticas.

 

Você já utiliza todas essas métricas em sua empresa? Conte pra gente nos comentários qual o software que faz a diferença no seu dia a dia!


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