O que é um CRM e como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

O que é um CRM e como ele pode ajudar sua empresa a crescer?

Gerenciar e criar estratégias para que sua empresa tenha o melhor resultado pode ser um verdadeiro desafio. Mas, graças à tecnologia, atualmente é possível contar com ferramentas que facilitam muito o dia a dia.

É o caso da implantação do CRM, um software que integra dados e informações capaz de mudar toda as ações e campanhas de venda da sua organização.

Prossiga com a leitura para saber em que esse software pode te ajudar!

 

Definição

Se ainda não sabe o que é esse software que vai mudar sua vida administrativa, saiba que o CRM (Customer Relationship Management) é capaz de registrar as mais diversas interações que a empresa realiza com o cliente.

Seja as relações de ligações feitas e recebidas, e-mail trocados, e-mail marketing aberto ou excluído, ou aquele e-book que estava disponível no site e foi baixado por seu cliente é registrado.

É dessa forma que você consegue mensurar qual o nível de interação do relacionamento, identificar o que deve ser considerado para ações de retenção, ou ainda otimizar o atendimento, buscando sempre solucionar os problemas que surgirem e assim fidelizar o cliente.

 

Áreas de alcance

Há três áreas corporativas que o CRM abrange: a gestão de serviços ao cliente, gestão comercial e gestão do marketing. Elas são capazes de alimentar o banco de dados do seu software, com todas as informações de cada um desses setores, tornando-se uma fonte valiosa para a empresa. E o melhor, essas informações estão à disposição de sua equipe para planejar as mais diferentes ações e como base para tomar as decisões ideais para seu cliente.  

 

Ouro em suas mãos

Dados e informações nada mais são do que geração de conhecimento e oportunidades para criar negócios. Ao analisar esses dados é possível identificar os hábitos e necessidades de cada um dos clientes envolvidos no processo. Com isso, o CRM transforma-se em uma estratégia de negócio.

 

Benefícios

Ao utilizar o software é possível fazer um funil de vendas, acompanhando a jornada de compra do seu cliente como um todo, até chegar a efetivação da venda. Isso permite que você perceba em que momento ocorrem desistências na conclusão de vendas ou quais ações precisam ser melhoradas.

O sistema também automatiza ações que se fossem feitas manualmente necessitaria de um esforço de tempo e pessoas da sua empresa. Por exemplo, gestão de mailing e envios automáticos (como aniversário, natal e datas comemorativas).

Sem contar que os cadastros acabam se tornando mais completos, uma vez que integra o registro inicial com possíveis outras contas da pessoa, como perfis em redes sociais.

Outra facilidade oferecida é a relação de relatórios de maneira mais prática e estratégica. Você pode filtrar as informações que deseja e cruzar dados de vários setores, gerando um relatório sobre o relacionamento dos clientes de forma mais completa e eficaz.

 

Cross selling e upselling

Além de todos esses benefícios, você é capaz de, a partir dos dados obtidos, criar estratégias de cross selling e upselling. Com a primeira, você consegue estimular seu cliente a concluir compras, seja com pop up que aparece quando a pessoa demora para concluir uma ação em sua página – do tipo “você também vai gostar desses itens” – ou ainda enviar e-mails falando que aquele produto buscado ainda está disponível para efetuar a compra. Isso só é possível porque você tem os dados e jornada do cliente à sua disposição.

Já com o upselling você oferece um upgrade do produto, mas um pouco mais caro. Seja um celular com mais memória ou uma batedeira mais potente. Afinal você já sabe o que seu cliente está buscando, por que não oferecer o mesmo perfil, mas mais caro, em que ele pode também obter um custo-benefício que ele procura?

 

Agora que você sabe mais sobre o CRM, entende como ele é capaz de transformar a rotina administrativa de sua empresa? Compartilhe esse artigo com quem também possa se interessar!


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