ERP e a crise econômica: vale a pena investir em um sistema de gestão?

ERP e a crise econômica: vale a pena investir em um sistema de gestão?

Em tempos de crise, não há muito como fugir, o ideal é reduzir os gastos e potencializar os lucros. O que não é tarefa fácil, mas também não é impossível. A tecnologia traz ferramentas que podem facilitar sua gestão, como é o caso da implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português).

Mas, você pode chegar a fazer o seguinte questionamento: “se eu tenho que reduzir meus custos, por que deveria fazer um investimento desses, logo agora?”. A resposta é simples. Por meio de um software de gestão você é capaz de organizar seu negócio de maneira mais eficaz, evitar prejuízos e descobrir onde é possível lucrar mais.

Ficou curioso sobre como um sistema de gestão pode te ajudar em períodos de dificuldade econômica? Continue sua leitura para descobrir!

 

Gestão eficiente

Com um ERP você tem o controle da sua empresa sistematizado e automatizado. Dessa forma, fica mais fácil identificar onde os gastos podem ser cortados de forma a não impactar tanto os resultados.

O setor financeiro fica mais eficiente, uma vez que o software mapeia todas as operações, permite a geração de relatórios demonstrativos mais organizados e corretos, além de não correr o risco de atrasar pagamentos e contribui na diminuição da inadimplência.

Sua gestão fica integrada, com informações reunidas em uma só plataforma o que facilita para padronizar processos nos mais variados setores. Você reduz a quantidade de planilhas, que muitas vezes são feitas cada uma à forma do funcionário, diminui erros e retrabalho. Com isso, sua equipe tem mais tempo para focar na estratégia, em vez do operacional.

Outra vantagem é o controle de estoque de maneira mais eficiente, passando a identificar exatamente quando ele deve ser reposto ou quais mercadorias estão encalhadas e precisam de estratégias para serem comercializadas mais rapidamente.  

 

Fidelização é o caminho

Você como consumidor provavelmente já passou pela seguinte situação: precisa adquirir um produto ou serviço e mesmo encontrando-o mais barato em uma loja que não conhece, acaba fechando o negócio na que já tem mais costume em ser atendido, porque já conhece e tem certeza da qualidade de entrega.

Da mesma maneira, você talvez já tenha entrado em sua loja favorita, mas foi mal atendido e sentiu-se desvalorizado, como se fosse apenas mais uma pessoa que ali entrasse. Acabou desistindo da compra e indo a um outro estabelecimento.

Diante disso, você percebe como o bom atendimento e ter a confiança do consumidor fazem a diferença na hora de fazer qualquer comercialização.  Com um ERP, além de ter um banco de dados próprio e atualizado, que permite conhecer realmente quem é o seu cliente, você é capaz de criar mecanismos, estratégias e interações para que o relacionamento seja bem sucedido e até personalizado.

 

Vantagem competitiva

Ao investir em uma um sistema que permite a gestão inteligente da sua empresa, mesmo que em tempos de dificuldade financeira, você potencializa seus recursos ao mesmo tempo em que se organiza melhor para o futuro, de maneira sensata e estratégica.

Você conta com mais dados e informação que permitem se planejar, descobrir quais são os pontos fortes do seu negócio e quais são os gargalos que precisam ser solucionados, seja para vender mais ou para evitar prejuízo.

Pense em todos os concorrentes que decidiram esperar para automatizar seu sistema e cair nas graças do ERP. Quando eles estiverem começando o processo, após a tempestade econômica passar, sua organização já está aproveitando todas as ferramentas e vantagens que o software oferece. Isso significa que você está à frente desses concorrentes e, provavelmente, já  ganhou muitos dos clientes que antes eram deles.

 

Diante de todos esses benefícios, concorda que já está na hora de adquirir seu software de gestão? Conheça as soluções que a SparkOne oferece e veja a que mais combina com o seu negócio!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *